Capa

Os padrões da população, principalmente a infantil, vêm sendo influenciado graças à grande diversidade e o expressivo aumento da oferta de alimentos industrializados. Esta mudança de hábito, aliados ao consumo inadequado e excessivo de alimentos ricos em gorduras, carboidratos refinados – (com elevado valor energético), pode comprometer a saúde tanto nos primeiros anos de vida, quanto na fase adulta, além de estimular a redução do consumo de alimentos in natura. 

Caracterizado essencialmente, por alterações na estrutura da dieta e na composição corporal dos indivíduos, as modificações no perfil de saúde da população estão associadas a uma complexa rede de mudanças nos padrões demográficos, socioeconômico, e de saúde, envolvendo fatores como urbanização, desenvolvimento da economia, crescimento tecnológico e alterações culturais, sendo essas transformações ocorridas nos três últimos séculos.

Diante disso, percebe-se que a mudança do estilo de vida e a adesão de hábitos saudáveis, incluindo-se a alimentação, são fatores fundamentais e importantes para a saúde, o bem estar e consequentemente para a qualidade de vida dos indivíduos. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada, promove benefícios como, equilíbrio emocional, o bem estar físico e mental, contribui para a prevenção de agravos a saúde, além de auxiliar no tratamento de algumas doenças.

Conforme preconizado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2008), uma alimentação saudável e balanceada, deve conter todos os grupos de alimentos, sendo eles, carboidratos ou glicídios, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais, fibras e água, os quais associados são indispensáveis e insubstituíveis para o bom funcionamento e a manutenção do organismo. Sendo assim, o consumo inadequado de algum alimento ou grupo alimentar específico, ingeridos de forma isolada, jamais conseguirá fornecer todos os nutrientes necessários, garantindo-se uma boa nutrição e a diversidade dietética.


A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Os alimentos possuem 7 variações de cores, onde cada uma delas representa tipos de nutrientes específicos, que quando associados, podem garantir uma alimentação equilibrada, promovendo assim benefícios à saúde. 

VERMELHO: Tomate, Morango, Acerola, Framboesa, Romã, Melancia, Cereja, Goiaba, Pimenta, Pimentão. Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, esses alimentos previnem contra o câncer, fortalecem os olhos e a pele, fazem bem para o coração e para a memória. Ricos em licopeno: (substância antioxidante encontrada em alguns alimentos desse grupo – exemplo: tomate), auxilia na prevenção do câncer de próstata.  

VERDE: Espinafre, Rúcula, Chicória, Couve, Brócolis, Agrião, Almeirão, Jiló, Chuchu, Vagem, Quiabo, Limão, Kiwi, Pimentão, Coentro, Salsa, Cebolinha. Ricos em Cálcio, Fósforo, Ferro e Vitamina K, além de serem fontes de Fibras. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação sanguínea, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção das células vermelhas do sangue (hemácias), no bom funcionamento intestinal, além de fortalecer ossos e dentes.  
BRANCO: Couve-flor, Mandioca, Cará, Inhame, Banana, Pera, Alho, Cebola branca, Pinha, Nabo, Graviola, Cupuaçú, Palmito, Arroz, Leite, Queijo branco, Coalhada. Ricos em Vitaminas do complexo B, Cálcio, Potássio e Carboidratos, auxiliam na produção de energia, na contração muscular, contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, e no funcionamento do sistema nervoso. 
AMARELO: Milho, Batata inglesa, Batata salsa, Batata doce, Gengibre, Pimentão, Abóbora Cabutiá, Manga, Carambola, Caju, Damasco, Maracujá, Abacaxi, Cajá, Pêssego, Melão. Com propriedades energéticas, são fontes de Vitaminas do complexo B e Vitamina C. São fundamentais para à proteção das células e contribuem para o controle imunológico.

ROXO: Beterraba, Repolho roxo, Cebola roxa, Alface roxa, Ameixa preta, Açaí, Amora, Uva, Jabuticaba, Jamelão, Azeitona preta, Figo roxo. Fonte de Vitamina B3, Potássio e Vitamina C. Ajudam a manter a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, além de retardarem o envelhecimento e prevenir contra doenças cardíacas.
LARANJA: Cenoura, Mamão, Laranja, Caqui, Tangerina, Abóbora moranga, Mexerica, Nectarina. São alimentos ricos em betacaroteno (precursor da Vitamina A), e Vitamina B3. Ajudam a proteger o coração e prevenir o câncer de mama, aumentam a imunidade do organismo, favorecem a integridade da visão, fortalece as unhas e o viço da pele (protegendo-a contra os efeitos nocivos do sol), além de contribuir para a manutenção do sistema nervoso. 

MARRON: Feijão, Nozes, Castanha do Brasil, Castanha de caju, Avelã, Amêndoa, Barú, Centeio, Linhaça. São ricos em Vitaminas do complexo B, e Vitamina E, além de Fibras, Ferro, Ômega 3 e outros minerais como Magnésio e Selênio. Melhoram o funcionamento intestinal, combatem a ansiedade e depressão, além de prevenirem contra o câncer e doenças cardiovasculares.
  Sendo assim, evidencia-se que, quanto mais colorida e diversificada for a sua alimentação, maior será a quantidade de nutrientes fornecidos ao organismo. Vale ressaltar, que a alimentação saudável preconiza o respeito às preferências individuais, a valorização dos aspectos culturais, regionais e econômicos.

Desta forma, além de ser colorida, saborosa, segura, nutricionalmente adequada, e trazer benefícios à saúde, ela estimula o consumo de alimentos in natura, promovendo assim, o incentivo da produção agrícola, favorecendo a comercialização de produtos regionais e municipais, fomentando e apoiando a agricultura familiar (representada por cooperativas e/ou associações, bem como, por produtores rurais individuais), contribuindo para o crescimento da produção local, a melhoria da qualidade dos produtos, e consequentemente a geração de renda para a comunidade, e ampliação de lucros para o setor.

Nesse sentido, o município de Juína demonstra um grande potencial, pois, de acordo com dados fornecidos pela EMPAER, a produção local de hortifrutis, conta com mais de 30 (trinta) variedades de produtos. Entre (frutas, legumes e verduras), a população juinense dispõe de alimentos cultivados e produzidos praticamente o ano todo, respeitando-se o clima da região e a sazonalidade de cada produto, podendo ser encontrados no comércio local, bem como na Feira Municipal que acontece todas as quartas-feiras e aos domingos.

Destaca-se também pela produção e processamento de produtos de proteína animal (ressaltando-se a importância do controle de qualidade e higiênico sanitário desses gêneros alimentícios), contando com 3 Frigoríficos: 2 de carnes bovinas e 1 de carnes suínas, devidamente cadastrados e inspecionados de acordo com sua categoria de comercialização. O frigorífico de abate de suínos, conta com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já os dois frigoríficos de carnes bovinas subdividem-se em duas categorias, um com Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) e o outro com Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que permite comercializar os produtos oriundos de nossa região em todo o Estado de Mato Grosso, e em nível Nacional respectivamente.

Camila Stramandinoli Lui
Nutricionista - CRN1 7590

Um comentário:

  1. Parabéns Camila, boa matéria. Devemos passar cada vez mais informação a população e alerta-los dos perigos...

    ResponderExcluir