Pecuária

  Senepol, Genética de Qualidade

Em meados de 1999 a raça Senepol chegou ao nosso país. Desde então, vem demonstrando de forma sólida que foi feita para o Brasil, como alternativa ideal para o cruzamento com as raças zebuínas ou com fêmeas F1 e em especial como raça pura, para produzir touros capazes de gerar a pasto, um produto adequado de cruzamento industrial. Esta capacidade é de fundamental relevância e diferenciação do Senepol, diante da grande maioria de criadores que se utilizam exclusivamente da monta natural e de que os taurinos não adaptados, não resistem ao nosso clima por mais de uma ou duas estações de monta.
Diante de sua origem, em Saint Croix – Ilhas Virgens – Caribe, cujo clima é mais quente que o nosso, comprovamos que o Senepol não precisa se adaptar ao nosso país, pois o clima tropical brasileiro faz o Senepol se sentir totalmente em casa, ou seja, “o Senepol foi feito para o Brasil”.

Outras vantagens do Senepol são:Pelo zero; Facilidade de manejo em função do caráter mocho, docilidade e facilidade de parto; Maior resistência a ecto e endoparasitas, Precocidade sexual nos machos e fêmeas; Alta libido nos machos; Habilidade materna, os bezerros são desmamados com aproximadamente 280 kg; Longevidade das matrizes; Padronização, sua cor avermelhada é transmitida a quase todos os cruzamentos; Alto rendimento de carcaça; Alta heterose em programas de cruzamento industrial com matrizes Nelore e F1.

Por acreditar que Senepol é produzir mais e melhor em menos tempo, em 2004 os Irmãos Basílio trouxeram a raça para nossa região e de lá para cá a procura e investimento nessa raça só vem crescendo.

Outra raça que está despontando e que no Mato Grosso os Irmãos Basílio são os únicos criadores, é o Wagyu, que se destaca, pela nobreza, pois a carne do Wagyu é reconhecida internacionalmente como a mais cara do mundo, por seu marmoreio. 

Se você quer conhecer um pouco mais do Senepol e do Wagyu, participe do 5° Dia de Campo da Fazenda Vitória Régia, que acontecerá durante a Expoju 2013, no dia 08 de agosto.


Um comentário: