Agricultura

ARROZ

O arroz é uma planta da família das gramíneas, que por muitos anos, os grãos dessa planta, constituíram a base alimentar de muitos povos em todo o mundo. De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, o arroz está entre os cereais mais consumidos do mundo, é a terceira maior cultura do mundo e no Brasil, por exemplo, o arroz com feijão é prato principal na mesa do brasileiro. 

O cereal é cultivado em ambientes com água em abundância e requer temperaturas entre 24°C e 30ºC para se desenvolver. O grão possui uma coloração amarelada e é envolto por uma casca. No interior dessa casca há uma semente dura, recoberta por uma película denominada cutícula. 

O arroz é para o homem uma das principais fontes de carboidrato (substância orgânica que fornece energia ao organismo), além de contribuir para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. O cereal é uma boa fonte de sais minerais, como o fósforo, ferro, potássio e vitaminas. Além disso, não contém colesterol, é de fácil digestão.

O arroz é cultivado em cerca de 100 nações, que na maioria dos casos, quase toda a produção é destinada ao consumo interno destes países. 

O Brasil é o nono maior produtor mundial e aqui a produção está distribuída nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.

A família Damiani que é pioneira em nossa cidade, sempre trabalhou com pecuária e madeira. Ano passado resolveu diversificar a atividade, destinaram parte da área para plantação de arroz. 

Através de conversas com o amigo e agrônomo Volnei, se animaram com a idéia e em dezembro iniciaram o plantio. Foram quatro meses até o começar a colheita, alguns imprevistos no meio do caminho, mas o resultado foi satisfatório, pois imaginavam colher uma média de 55 sacas por hectare e conseguiram quase 70 sacas.

O arroz colhido foi para Tangará da Serra, pois aqui não se tem secador, quase todo já está vendido e o que restou está armazenado em uma indústria de arroz daquela cidade.

A família satisfeita com a nova atividade pretende investir ainda mais na agricultura. Isso porque Juína é um lugar de terra fértil e de um povo empreendedor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário